Home
 
 
Home
Sobre Dulce Salles
Workshops
Coaching
News
Comprometimento Social
Recolocação Profissional
Envie seu currículo
Busca de Profissionais
Contato
 
 
   
   
   
   
  Comprometimento Social
   
 

A Dulce Salles Recursos Humanos abraçou a causa do Lar Escola São Francisco, Instituição que desenvolve seu trabalho com reconhecimento e mérito desde 1943. Para melhor conhecer seu trabalho, deixamos à disposição o site para pesquisa: www.lesf.org.br

Com que ou com quem estamos realmente comprometidos?

Tentar responder à esta pergunta pode ser fácil, pode ser difícil, pode ser complexo... Independente disto, o importante é você saber a resposta. Peço que, ao ler este texto, pare um pouco e reflita sobre a pergunta acima.
Meu questionamento se faz pelo fato de perceber que, cada vez mais, há um distanciamento entre as pessoas. Existe uma dificuldade crescente em encontrar pessoas comprometidas com algo ou alguma coisa voltada para o bem comum.
Na busca por resposta sobre quais os verdadeiros motivadores de nossa condição de “ego-ismo” e déficit de comprometimento social, resolvi fazer a minha parte. Afinal, uma empresa nada mais é que um grupo de pessoas que se unem por um ideal comum.

Aproveito a oportunidade para fazer uma pergunta bem pessoal:
“O que te faz buscar uma oportunidade em uma empresa?”
Não há resposta certa ou errada, existe apenas uma resposta que nos faz refletir um pouco mais sobre a responsabilidade e o comprometimento que temos, primeiramente com nosso prazer e nossa satisfação em estar bem, depois com nossos semelhantes e o ambiente em que vivemos. Normalmente costumo me deparar com dois tipos de pessoas/profissionais em minhas entrevistas:

  • As que gastam a saúde em busca de dinheiro e depois gastam o dinheiro que ganharam em busca da saúde;
  • As que parecem brincar enquanto trabalham tamanha a satisfação que sentem. A qualidade de vida é praticada em cada ação o que, consequentemente, repercute positivamente na saúde.
    Não vou entrar no mérito de dizer o que é certo e o que é errado, apenas solicito que reflitam se estão comprometidos e satisfeitos com o que estão fazendo hoje em suas vidas.

Diferentemente de filantropia – que nada mais é que um simples “auxílio” da empresa em prol da comunidade, a responsabilidade social está direcionada para os negócios da empresa, que, culturalmente, desenvolve seus planejamentos e traça seus objetivos buscando ouvir os interesses das diferentes partes - acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, parceiros e comunidade. Também é essencial que tais valores sejam devidamente transmitidos aos funcionários para que esta cultura seja difundida e a organização contaminada por ela.
Para você mudar e melhorar algo comece com as coisas que existem dentro de você mesmo. As verdadeiras mudanças começam no coração, são organizadas na cabeça e feitas pelas mãos.

Um abraço,

Dulce Salles